Skip to content
CriptoLoja

CriptoLoja

BLOG

  • Abrir Conta
  • Diretório Português
  • Criptonário
  • Moedas
  • E-books
  • Cursos
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Toggle search form

Bitcoin Recicla Energia

Posted on Março 21, 2022Março 21, 2022 By Henrique Agostinho

Muito se fala, na imprensa, do consumo de energia associado ao Bitcoin. Um facto que, por si só, deveria ser suficiente para desconfiar que a verdade é exatamente o contrário do que alegam os especialistas televisionados. E sem surpresa alguma é o caso, senão vejamos.

O Bitcoin é protegido por electricidade em computadores, o US Dollar é protegido pelas bombas da NATO. Entre a energia para arrebentar com cidades inteiras ou a energia para deixar uns chips a fazer sudokus imaginários noite a fora, parece bem claro que o Bitcoin é uma escolha bastante mais pacífica. 

Não há nenhuma alternativa à energia, para a proteção do dinheiro. Das duas uma, ou confiamos no dono do dinheiro, na energia das suas armas e boas intenções (caso do Dólar e do Yuan), ou no consumo de energia para a sua mineração (caso do Bitcoin e do Ouro). Tanto assim é que, as novas criptomoedas, que se dizem ter baixa pegada energética, não cumprem a função do Bitcoin, não são dinheiro. As criptomoedas de Proof-of-stake, são ações de empresas, dependem da boa cabeça de gestores privados, o que não é por si mau, mas não é igual. 

Bitcoin é a utilização menos rentável da energia. Fazer torradas, assistir TV, ir passear ao Shopping são, de longe, actividades energeticamente mais custosas. Entre vender energia a um consumidor que a paga ao preço tabelado pelo governo, mais a taxa da RTP, ou a um minerador de Bitcoin, que só pode pagar o menor preço do mundo. Nenhum produtor de electricidade prefere vender ao minerador de Bitcoin. Daqui decorre que toda a energia direcionada para a mineração de Bitcoin não tinha mais ninguém para a comprar e foi vendida ao pior comprador possível.

Bitcoin é minerado em lugares que não vale a pena visitar. Enquanto estar no sofá a ver tiktok no telemóvel, num apartamento de férias no Algarve, envolveu deslocar muitas pessoas e matérias primas, em várias voltas ao mundo e levar toda aquela tralha até um lugar paradisíaco. Já os mineradores de Bitcoin estabelecem-se no interior do Cazaquistão, na fronteira do Canadá com o Alaska, em aldeias impronunciáveis da Islândia. Lugares onde há mais electricidade do que consumidores e não são nada adequados aos #feriaseumereco.

Bitcoin pode ser minerado em qualquer lugar do mundo e fora dele. Consta que o interesse de Elon Musk na moeda poderá estar associado à ideia de colocar os milhares de satélites da Starlink a minerar bitcoin nas horas vagas. Tirando assim partido que os painéis solares são uma tecnologia péssima para a Terra, pois levam a desflorestar municípios inteiros, para os alcatifar com placas de plástico, enquanto que, fora da Terra, até produzem bastante electricidade.

O Bitcoin não utiliza petróleo, nem carvão, utiliza sim electricidade desperdiçada. Algumas estimativas conservadoras apontam para perdas de um terço de toda a energia elétrica mundial, por quebras na transmissão ou consumo fora de horas. Sendo a rede de Bitcoin responsável por qualquer coisa abaixo de 0,1% dessa utilização, implica que, até cada Bitcoin valer 10 milhões de dólares, ainda há margem para melhorar na eficiência energética.

Em resumo. Só a energia protege o dinheiro. Das opções existentes, minerar Bitcoin é mais saudável, bem melhor do que rebentar bombas e fazer grandes buracos para encontrar ouro. Bitcoin utiliza electricidade barata, desaproveitada, em lugares onde ninguém passa férias. Bitcoin não consome energia, recicla.

Uncategorized

Navegação de artigos

Previous Post: Shiba Inu (SHIB)
Next Post: BITCOIN SOFRE NOVO ATAQUE DE LAGARDE…

Mais Artigos Relacionados

CRIPTOMOEDAS: INIMIGAS DOS BANCOS? Uncategorized
BITCOIN E A REVOLTA DOS CAMIONISTAS Uncategorized
País falido, não consegue pagar os empréstimos, recebe mais empréstimos. Uncategorized
Descobrir Satoshi Nakamoto Uncategorized
Os banqueiros bateram no fundo Os banqueiros bateram no fundo. Uncategorized
BITCOIN: O PRIMEIRO DEBATE NACIONAL Uncategorized

    Receba conteúdos semanais grátis

    Invista em criptomoedas com confiança

    ABRIR CONTA >


    Últimos Artigos

    • Novo Plano de Crescimento com remuneração fixa trimestral (CPC06)
    • Quem nada arrisca, arrisca tudo
    • Blockchain e Bitcoin: O fim dos bancos?
    • Juro que é verdade
    • Bitcoin: O fim das indulgências?

    Copyright © 2023 CriptoLoja.

    Powered by PressBook Blog WordPress theme