Skip to content
CriptoLoja

CriptoLoja

BLOG

  • Abrir Conta
  • Diretório Português
  • Criptonário
  • Moedas
  • E-books
  • Cursos
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Toggle search form
Bitcoin: A concorrência não gosta!

Bitcoin: A concorrência não gosta!

Posted on Dezembro 9, 2022Dezembro 9, 2022 By Luís Alves

Recentemente, o governo da Nigéria impôs um limite diário de 45 Dólares norte-americanos (USD) na rede de ATMs do país (o nosso multibanco). Segundo a agência noticiosa Bloomberg, tal medida visa diminuir a utilização do dinheiro físico no país. 

Uma das alternativas ao dinheiro físico, segundo a “informação oficial” passa por uma maior utilização do Homebanking, dos cartões de débito e crédito e, pasme-se, do eNaira, a moeda digital do Banco Central da Nigéria.

Na verdade, esta medida não é mais que uma tentativa desesperada para promover o eNaira, face ao total fracasso desta moeda digital: segundo a Bloomberg, apenas 0,5% da população, 1 pessoa em cada 200, usa o eNaira!

Isto no país em que o Bitcoin é altamente popular, sendo o 11º com a maior penetração da Criptomoeda mais importante do mundo. Numa população pouco bancarizada, o Bitcoin prospera, enquanto a moeda do Banco Central, o eNaira, fracassa rotundamente.  

A crise parece ter chegado ao Banco Central Europeu

Pela Europa, em particular na zona Euro, a subida inexorável do custo de vida, causado pela impressão massiva de dinheiro por parte do Banco Central Europeu (BCE), cerca de 3,8 biliões de Euros desde o início de 2020 – ver Figura 1 -, parece ter agora chegado aos funcionários do BCE!

Figura 1. Fonte: Stlouisfe; Análise CriptoLoja

A Sr. Lagarde, a actual presidente do BCE, oferece uma subida de apenas! 4,07% a partir do próximo ano, mas os colaboradores da instituição a que preside parecem não aceitar; exigem um aumento de 10% ou superior por forma a compensar a inflação, que em Novembro na Zona Euro se encontrava precisamente em 10%. 

Aparentemente, apesar de trabalharem na impressora de notas, os colaboradores do BCE não logram evitar uma redução do seu salário real; apesar de tudo, recomendo-lhes um agradecimento ao Divino, já que a maioria da população não irá receber qualquer aumento, como existem fortes probabilidades de perderem o emprego no próximo ano. Mas não, parece que todos vivem numa Torre de Marfim, imunes a qualquer crise.

O Bitcoin e as criptomoedas

Em face de tudo isto, uma “revolta interna”, uma recessão económica à porta e uma inflação sem precedentes, acima de dois dígitos, com as pessoas a serem remuneradas a taxas de juro 0%, perdendo todos os anos 10% ou mais do valor aquisitivo do seu aforro, o que preocupa a Sra. Lagarde? Isso, caro leitor: o Bitcoin e as Criptomoedas.

Mais uma vez, à data em que escrevo, a Sra. Lagarde brindava-nos com estas palavras acerca da necessidade de regulação do sector das Criptomoedas: “abordar o risco das interligações entre o Ecossistema Cripto e o sistema financeiro tradicional, através da exposição das instituições financeiras a criptoactivos“.!

Também não deixou de lado a falência da FTX: “Depois de atingir o pico em novembro de 2021, o preço da bitcoin caiu quase 75% no espaço de um ano. No mês passado assistimos ao colapso caótico da FTX. “

Risco sistémico das Criptomoedas

Nem tão pouco o possível risco sistémico das Criptomoedas ficou de fora: “Embora o impacto destes episódios tenha sido até agora contido, o risco sistémico pode facilmente aparecer com o aumento das interligações entre o ecossistema cripto e o sistema financeiro tradicional”.

É sempre divertido assistir ao perigo do risco sistémico, quando o mercado de Criptomoedas vale à data em que escrevo apenas 859 mil milhões de USD; ao mesmo tempo, apenas uma empresa, neste caso a de maior capitalização bolsista, a Apple, vale 2,27 biliões de USD, cerca de 2,6 vezes mais! Repito: apenas uma empresa. 

Para tornar esta comparação ainda mais “divertida”, recordemo-nos que o balanço do BCE vale 8,5 biliões de Euros e a Sra. Lagarde continua muito preocupada com as Criptomoedas! Não será que a enorme dívida pública que adquiriu a estados falidos, como Portugal, não deveriam tirar-lhe o sono em lugar das Criptomoedas?

Regulação do sector de criptoativos

Quando se propõe a regulação de um dado sector, neste caso a directiva MiCA da União Europeia, quase sempre serve apenas para evitar a concorrência e dar uma “mão” àqueles que já se encontram no mercado. 

Por um lado, levantando enormes barreiras à entrada: requisitos de capital, pesados e caros sistemas de informação, um exército de burocratas internos para lidar com os supervisores…tudo serve para tornar a entrada possível apenas a detentores de enormes quantidades de capital.

Por outro, torna a operação extremamente cara, pois alguém terá de pagar o exército de reguladores e as inspecções levadas a cabo por estes. No final, o que temos? Menor atenção ao consumidor e um serviço pior e mais caro, pois alguém tem de pagar a conta, abolindo, uma vez mais, a sã concorrência e a democratização do mercado. Recordemo-nos da taxa de penetração do Bitcoin na Nigéria: uma das mais elevadas do mundo, tudo sem qualquer regulação.

Por fim, estas iniciativas legislativas são quase sempre promovidas pelos próprios gigantes da indústria com um único propósito: criar barreiras e eliminar concorrentes. Parece que já nos esquecemos que a legislação sobre Criptomoedas tinha há um ano a colaboração do Sr. Sam Bankman-Fried; esse mesmo, o que faliu a FTX! 

A minha previsão para o Bitcoin segue o famoso ditado popular: os cães ladram e a caravana passa; por mais que os detractores atirem pedras a toda a hora, tentando ocultar a toda a hora o seu terror à concorrência e o perigo que constitui para o seu monopólio monetário.

Transaccionar criptomoedas envolve riscos, tanto na negociação como no armazenamento das mesmas, por esta razão é fundamental que o seu parceiro nesta jornada possa garantir a segurança das suas operações.


Abra sua conta na Criptoloja e garanta as melhores condições do mercado de criptomoedas em toda a Europa e GANHE 2.000 SATOSHIS GRÁTIS! SEM COMISSÕES e com o levantamento em Euros mais rápido do mundo.

ABRA A SUA CONTA
Newsletters Tags:Bankman-Fried, bce, Bitcoin, criptomoedas, eNaira, FTX, Lagarde

Navegação de artigos

Previous Post: This money will self-destruct
Next Post: Parecia Público é Privado

Mais Artigos Relacionados

Bitcoin: O fim da indulgências? Bitcoin: O fim das indulgências? Newsletters
Como comprar bitcoins em portugal? Como comprar bitcoins em portugal? Newsletters
10 factos que deve saber sobre criptomoedas 10 factos que deve saber sobre criptomoedas Newsletters
Balanço 2022: Criptomoedas e outros activos 2 Balanço 2022: Criptomoedas e outros activos Newsletters
Criptomoeda Shiba Inu, vale a penaa Criptomoeda Shiba Inu, vale a pena? Newsletters
EURO: UM REQUIEM PELOS BANCOS Newsletters

    Receba conteúdos semanais grátis

    Invista em criptomoedas com confiança

    ABRIR CONTA >


    Últimos Artigos

    • Novo Plano de Crescimento com remuneração fixa trimestral (CPC06)
    • Quem nada arrisca, arrisca tudo
    • Blockchain e Bitcoin: O fim dos bancos?
    • Juro que é verdade
    • Bitcoin: O fim das indulgências?

    Copyright © 2023 CriptoLoja.

    Powered by PressBook Blog WordPress theme